Quem Somos

Dulce A. Estevam, fisioterapeuta graduada pela PUCC (1975), com experiência nos campos da Neurologia (métodos Bobath e Halliwik) e reeducação postural: RPG, Cadeias Musculares e Articulares GDS e Sohier. Supervisionou estágios no Lar Escola S. Francisco (1978-1980) e, no início da década de 80, foi a pioneira em hidroterapia com a Unidade Hidroterápica em São Paulo. Foi presidente fundadora e coordenadora da FISIÔ (Centro Comunitário de Fisioterapia) e, atualmente, além de atender em consultório particular, participa da organização e realização do curso de Coordenação Motora desde 2011.

Enio L. Mello, biólogo graduado pela Unesp; cantor pela ULM; formado em Cadeiras Musculares GDS e em Coordenação Motora segundo Piret, Béziers e Hunsinger; mestre e doutor em Fonoaudiologia na área de voz pela PUCSP. Durante 20 anos atuou como tenor solista junto a Companhias de corais particulares e pela secretaria estadual de cultura de São Paulo.  Em parceria com Presciliana S. Araujo criou o curso “Corpo e Voz”, que foi ministrado na escola de reeducação do movimento Ivaldo Bertazzo nos anos de 2004 e 2005. Atua como terapeuta corporal e vocal em clínica particular; preparador vocal e corporal para grupos de teatro e coral. Autor de diversos artigos científicos, cujo foco é a relação corpo e voz cantada.

Mônica Monteiro, bailarina profissional desde 1980, participou de vários espetáculos de dança no Brasil  e  exterior. Formada pelo método GDS foi assistente de Ivaldo Bertazzo durante 20 anos, participando também, como professora assistente, do método Reeducação do Movimento (2006-2008), por ele desenvolvido. Foi apresentadora do programa “Corpo” da TV Cultura durante um ano. Em dezembro 2016, convidada por profissionais interessados, foi apresentar o método de Coordenação Motora no Canadá. Atualmente dá aulas para grupos na Sala Crisantempo.

Ariane Silva, bailarina profissional, em 2000 deu início à sua trajetória no Método de Coordenação Motora e no Método G.D.S.. Trabalhou com Ivaldo Bertazzo por 12 anos, foi assistente em vários cursos, workshops e projetos dançantes e se formou no Método de Reeducação do Movimento por ele criado. Integrou o elenco da Cia. de Teatro Dança Ivaldo Bertazzo e participou de vários espetáculos, no Brasil e no exterior, entre eles Samwaad, Milágrimas e Corpo Vivo. Com estudo em balé contemporâneo, dança clássica indiana, afro brasileira entre outros, participou de projetos como Criança Esperança e Embarque Melhor, realizado pelo metrô de São Paulo, como bailarina e professora. Atualmente, trabalha com massagens e ministrando aulas, para grupos e individuais, exerce a função de assistente de Mônica Monteiro.

Presciliana S. Araújo, fisioterapeuta graduada pela USP (1975), com experiência na área de Neuropediatria (métodos Bobath, Kabat e Halliwik). Trabalhou 8 anos como supervisora de alunos da USP na FEBEM, com bebês carentes, na década de 80. Fez parte do corpo docente do curso “A clínica interdisciplinar com o bebê” da COGEAE (2005-2009) Na área de reeducação postural fez as formações de RPG, Cadeias Musculares e Articulares GDS e Sohier. Por 10 anos (1997-2007), participou como professora assistente, da formação de GDS na Escola de Movimento de Ivaldo Bertazzo. Participou, por sete anos, da equipe multiprofissional no atendimento pais/bebê da DERDIC-PUC – SAMBE (Serviço de acolhimento mãe-bebê) e atende em consultório particular desde 1980.

As inscrições para 2020 estão abertas!